Skip to content →

Apresentação

O IX SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM LITERATURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA – Crimes na Literatura: Tradição, Performances e Mídia justifica-se pela necessidade de se abrir um espaço na Universidade Estadual de Montes Claros para se   discutirem as poéticas digitais contemporâneas, que já se instauraram e se instalaram na internet, nos computadores, nos ipads, nos tablets, enquanto lugar aberto para agenciamento de novos e-escritores e novos e-leitores. Vale dizer que a Academia parece ainda não ter se dado conta de que a obra artística e o texto literário eclodem com muita rapidez como produções abertas, individuais ou coletivas, desafiando o Outro de forma verbivocovisual.

Cresce, a olhos vistos, a produção de ficção cercada por novas tecnologias. E aqui é o lugar para suscitar o debate, suscitar as leituras, as criações literárias, a partir de novos olhares, novas escutas, novos labores, novos signos, novas significações, pois o conhecimento globalizado exige uma sociedade dinâmica.

Assim posto, é válido dizer que estarão em foco neste evento os Crimes na Literatura e em todas as demais linguagens midiáticas, que, em seus diferentes campos de conhecimento, são manifestos pela arte poética, em especial no que diz respeito aos desafios que se colocam no âmbito da crítica estético-literária contemporânea.

Aqui, apreendemos como artes poéticas a palavra em suas formas escrita e oral, na música, nas imagens estáticas e em movimento, na dança, nas artes plásticas, na dramaturgia, e sua encenação, bem como em todas as linguagens digitais, ou ainda, como diz Peter Anders, quando propõe conectar linguagem e arte com outros espaços, criando, portanto, o ciberespaço, com novas hibridações, novas intervenções.

Meio a um universo de bits, a literatura se apropria de novos espaços num ritmo acelerado na revolução tecnológica. E a Academia deve abrir estes espaços, incentivando a criação e a leitura literária de forma palimpséstica, através dos blogs, do facebook, dos seriados da TV, da telenovela, do cinema, mostrando textos no computador como uma “máquina semiótica”, que permite informar, alterar, colorir, musicalizar, pensar, interpretar, construir sentidos do texto na tela.

Marcelo Spalding, estudando a Literatura Digital, afirma que “as novas tecnologias de comunicação têm transformado sobremaneira o mundo em que vivemos, incluindo aí a cultura”. Para ele, muito se discute sobre o futuro da literatura e dos livros, mas se evita especular sobre a permanência ou não do objeto livro e prefere-se investigar as possibilidades da criação literária diante das novas ferramentas digitais, que culminaram em novos suportes para a leitura.

Walter Benjamin, em A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, aponta para a desmitificação da arte e do artista; porém, o que se vê não é a desmitificação da arte, mas a sua radical transformação, ajustando-se às demandas pós-modernas e, também, confrontando os conceitos e epistemologias, corroborando o seu caráter imprescindível para a construção do humano. A arte se transformará para continuar viva; é reescrita com novos signos, novas lexias, novas entradas e novas saídas, segundo Roland Barthes. E é justamente em razão dessas entradas e saídas que Gérard Genette formulou a conceito de palimpsesto, de transtextualidade, para falar do imbricamento que uma obra primeira mantém com outra que a antecede, mesmo transformando, sobrepondo sons, cores, imagens em um novo tecido. Trata-se de uma espécie de labirinto hipermidiático para novas experimentações de leitura e de criação literária, através do que Trevisan chamou de soltar-se, descobrir-se, aprimorar-se no novo fazer literário, como um corpo virtualizado.

Esses são, portanto, os embates que este seminário pretende abranger – e, na perspectiva do projeto iniciado em 2016 de se debater a Semana de Arte Moderna e seus antecedentes (no VIII Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária), esta edição concederá especial atenção às produções do Modernismo Brasileiro.

ESCRITOR HOMENAGEADO: Luiz Vilela

OBJETIVOS

  • Divulgar resultados de Pesquisas em Literatura e Criação Literária.
  • Debater o lugar da literatura no ciberespaço, no texto e na tela – no âmbito das hibridizações da elaboração artística – com ênfase nas representações de crimes na literatura e em outras artes.
  • Contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico entre a Unimontes e demais IES do Brasil – em uma perspectiva de integração Pós-Graduação/Graduação/Educação Básica.
  • Investigar de que forma as novas tecnologias são utilizadas para a criação de textos literários, diferentes do texto impresso, a chamada literatura digital ou ciberliteratura.
  • Possibilitar aos participantes do evento uma oportunidade para debater o ensino da Literatura na Educação Básica e no Ensino Superior, especialmente no tocante às políticas públicas de acesso aos textos criados e publicados nos suportes digitais e/ou na cibercultura, na contemporaneidade.
  • Discutir a pertinência das Poéticas Digitais para o ensino da literatura contemporânea.
  • Promover o extensionismo universitário, com a abertura de oportunidades de participação de toda a comunidade – especialmente professores do ensino fundamental e médio – ao debate sobre a natureza e a função da literatura.

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGL – Unimontes

APOIO

  • Pró-Reitoria de Ensino – Unimontes/PIBID/Unimontes
  • Pró-Reitoria de Extensão – Unimontes
  • Pró-Reitoria de Pesquisa – Unimontes
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação – Unimontes
  • Direção do Centro de Ciências Humanas – CCH
  • Departamento de Comunicação e Letras – DCL
  • Centro de Comunicação e Referência Audiovisual – CCRAV
  • Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP
  • Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTES
  • Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Diretoria de Ensino Superior/Diretoria de Educação Básica)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

 

Eixos Temáticos

  1. Crimes na Literatura: Tradição e Modernidade.
  2. Literatura, Crítica e representações sociais.
  3. Literatura e outras Artes.
  4. Literatura e as Poéticas Digitais.
  5. Literatura e Ensino.

 

Inscrições

Com apresentação de trabalho – até o dia 01 de outubro (Inscrições Encerradas)
R$ 80,00 – Professor (Educação Básica, Ensino Superior)
R$ 50,00 –
Aluno (Graduação, Pós-graduação)
(Cada autor poderá ser o proponente principal de no máximo um (1) trabalho.)

Sem apresentação de trabalho – até a data do evento

R$ 50,00 – Professor (Educação Básica, Ensino Superior)
R$ 30,00 – 
Aluno (Graduação, Pós-graduação)

Participação no minicurso – até a data do evento
R$50,00 (para os que não estiverem inscritos no evento, com pagamento na secretaria do PPGL)
Vagas limitadas!

Como Fazer sua Inscrição

1. Preencha o cadastro de Inscrição Online.

2. Efetue o pagamento correspondente (após o preenchimento de sua inscrição online) na secretaria do PPGL (recebimento somente em dinheiro) ou faça o depósito/transferência para a seguinte conta:

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
Conta Poupança Banco do Brasil
Agência: 5018-0 / Variação: 51
Conta Poupança: 3.156-9

3. Você receberá a confirmação de sua inscrição em uma das seguintes formas:

3.1. Para pagamento efetuado na Secretaria do PPGL, a confirmação de sua inscrição será automática.

3.2. Para pagamento efetuado via depósito ou transferência bancária, digitalize o seu comprovante e o envie para crimesnaliteratura@gmail.com (a Secretaria irá checar no extrato bancário a informação recebida e enviará a confirmação de sua inscrição para o email indicado em seu cadastro online).

OBSERVAÇÃO: Acadêmicos (e comunidade em geral) portadores de necessidades especiais auditivas poderão se inscrever para participar do evento – inclusive com apresentação de trabalhos – bastando, para isso, que informem, no formulário de inscrição, a necessidade de acompanhamento de intérprete de LIBRAS.

NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS
Os resumos devem ter, no máximo, 12 linhas. Formatação: Word for Windows 2007 ou superior; fonte times New Roman; Tamanho 12, espaço 1 (simples); alinhamento justificado (texto). Os resumos devem conter as seguintes informações:

a. Título em negrito e caixa alta, centralizado;
b. Nome do autor, à direita, com filiação institucional entre parênteses, logo abaixo do nome. Pesquisadores, pós- graduando e alunos de IC bolsistas devem indicar também a agência de fomento;
c. Nome do orientador (se aluno da Pós-graduação ou Graduação), à direita;
d. Instituição de origem (se aluno ou professor) à direita;
e. O texto do resumo, justificado;
f. De 3 a 5 palavras-chave.

 

Minicurso

Um Tremor de Terra aos 50 anos

Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)

Em abril de 1967, em Belo Horizonte, o jovem Luiz Vilela, então com 24 anos, lançou seu primeiro livro, Tremor de Terra. Na noite do lançamento, chegou de Brasília o telegrama com a notícia de que aquela coletânea de contos ganhara o Prêmio Nacional de Ficção, desbancando alguns escritores consagrados e gerando saborosas histórias de bastidores. O volume se firmou, sendo seguidamente republicado por editoras de alcance nacional, e chega agora – nos seus 50 anos – à 10ª edição, constando das leituras obrigatórias do vestibular da UNIMONTES. Por seu lado, Luiz Vilela se consolidou como um dos maiores contistas da literatura brasileira em todos os tempos, e atualmente seus lançamentos – romances, novelas ou contos – alcançam repercussão crítica e obtêm premiações expressivas. Trataremos, neste minicurso, dos contos do livro, apresentado inicialmente um panorama da sua diversidade formal, estilística, e discorrendo sobre algumas das invariantes temáticas que retornarão obsessivamente nas obras posteriores do escritor. Em um segundo momento, à maneira de uma oficina pedagógica, trabalharemos coletivamente na análise de alguns dos contos, aprofundando as questões gerais apontadas na primeira parte do curso.

Leituras prévias: Tremor de terra, de Luiz Vilela. (Recomenda-se que o livro esteja em mãos durante o curso.)

Data: 18 de Outubro, 2017
Horário: 08:00 – 12:00 | Local: Unimontes
Vagas Limitadas
Para se inscrever entre em contato pelo e-mail: crimesnaliteratura@gmail.com o minicurso é gratuito para inscritos no evento.
Público alvo: Estudantes das licenciaturas em letras e professores de Literatura que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 

Convidados

Dra. Aurora Gedra Ruiz Alvarez
( Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM/SP)

 

 

 

Dr. Luís Alberto Brandão Santos
( Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

 

 

 

Dr. Marcelo Spalding
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

 

 

 

Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues
(Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS)

 

 

 

Marcelo Lélis
Ilustrador e Quadrinista

 

 

 

Dr. Fábio de Carvalho Messa
(Universidade Federal do Paraná – UFPR)

 

 

 

Programação (atualizada dia 10/10/2017)

16 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)AUDITÓRIO CCBS (PRÉDIO 6)

16h às 18h45 – Credenciamento e entrega de material

18h45 às 19h – Abertura com atividade cultural – Apresentação de Acadêmicos do curso de Música da Unimontes (Profa. Me. Maria Amélia Castilho Feitosa Callado): Piano: Emanuel de Souza Oliveira; Violão: Isaías Pereira Silva; Vozes: Andrey Ferreira Silva, Jéssika Andrade Silva, Licilia Salin Silva, Kestern Hanah de Souza, Renato Cardoso da Silva.

19h – CONFERÊNCIAS DE ABERTURA
TEMA: LITERATURA, INTERMIDIALIDADE E POÉTICAS DIGITAIS
MEDIADORA: Profa. Dra. Ivana Ferrante Rebello e Almeida (Unimontes)
P1 – Profa. Dra. Ivana Ferrante Rebello e Almeida (Unimontes): HORTÊNCIA DAS TRANÇAS: UMA LITERATURA A BICO DE PENA
P2 – Prof. Dr. Marcelo Spalding (UFRGS): CRIAÇÃO LITERÁRIA NA ERA DIGITAL
P3 – Marcelo Lélis – Ilustrador e quadrinista: ANUÍ: O INVERSO DAS COISAS

17 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA) – CCH (PRÉDIO 2)

COMUNICAÇÃO ORAL DOS PROJETOS DOS MESTRANDOS/2017
(Com intervenção dos pesquisadores para debaterem as propostas)

8h às 9h

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
Professores pareceristas:
Prof. Dr. Luiz Henrique Carvalho Penido
Profa. Dra. Alba Valéria Niza Silva

Projetos:
Título: Viagens em palavras: Diálogos entre Passeios na ilha, de Carlos Drummond de Andrade, e Passeio a Ouro Preto, de Lúcia Machado de Almeida
Autora: Amanda Stephanie Rodrigues Costa
Orientadora: Profa. Dra. Ilca Vieira de Oliveira

Título: A representação feminina na obra Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende
Autora: Juliana Silveira Paiva
Orientadora: Profa. Dra. Andrea Cristina Martins Pereira

Título: Figurações do masculino em Homem de Sete Partidas e Invenção a duas vozes, de Maria José de Queiroz
Autora: Nadiny Prates Fiúza
Orientador: Prof. Dr. Anelito Pereira de Oliveira

Título: União e Transgressão: Uma leitura erótica do Desengano de Carlos Nascimento Silva
Autor: Fabrício Samuel Cardoso Ruas
Orientadora: Profa. Dra. Telma Borges da Silva

LOCAL: Sala 87, terceiro piso, CCH
Professores pareceristas:
Prof. Dr Antônio Wagner Veloso Rocha
Prof. Dr. Danilo Barcelos Corrêa

Projetos:
Título: A música como elemento desencadeador de memória e escrita em Canaã, de José Pereira de Graça Aranha
Autora: Rosângela Cardoso de Jesus
Orientadora: Profa. Dra. Ivana Ferrante Rebello e Almeida

Título: As relações de gênero e trabalho em Parque industrial, de Patrícia Galvão
Autora: Taislane Vieira
Orientadora: Profa. Dra. Telma Borges da Silva

Título: Teia de Vida: modernismo e mineiridade na crítica de Francisco Iglésias
Autora: Renata Soares Veloso
Orientadores: Profa. Dra. Alba Valéria Niza Silva/ Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva

Título: A desconstrução do mito da ingenuidade infantil em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e La lengua de las mariposas de Manuel Rivas
Autora: Christiane Aparecida Durães Oliveira Luna
Orientadora: Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos

9h às 10h

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
Professores pareceristas:
Prof. Dr. Geraldo Magela Cáffaro
Profa. Dra. Andréa Cristina Martins Pereira

Projetos:
Título: Uma vida em segredo e A hidden life: alteridade e despersonalização de prima Biela
Autora: Daniela de Azevedo
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva

Título: Território em mutação: Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo de Pedro Franz
Autor: André Luiz Ferreira de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Alex Fabiano Correia Jardim

Título: Emancipação e degradação: um estudo comparado do cortiço de Julia Lopes de Almeida, em Memórias de Marta, e a obra de Aluísio de Azevedo
Autora: Géssica Sabrine Pinheiro
Orientadora: Profa. Dra. Ivana Ferrante Rebello e Almeida

Título: Cartografias Ficcionais: Vargas Llosa Visita Os Sertões, De Euclides Da Cunha
Autor: Pedro Borges Pimenta Júnior
Orientador: Prof. Dr. Elcio Lucas de Oliveira

LOCAL: Sala 87, terceiro piso, CCH
Professores pareceristas:
Prof. Dr. Geraldo da Aparecida Ferreira
Profa. Dra. Telma Borges da Silva

Projetos:
Título: O sentimento pedofílico em contos de Autran Dourado
Autora: Daniela Rodrigues Soares
Orientador: Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva

Título: As relações de gênero e a crítica à família em A falência de Júlia Lopes de Almeida e Cabra-cega, de Lúcia Miguel Pereira
Autora: Eglã Pereira Cruz
Orientador: Profa. Dra. Edwirgens Aparecida Lopes de Almeida

Título: Literatura homoerótica – uma análise das representações acerca da masculinidade, desejo, corpo, sexualidade na obra Em nome do desejo (1983), de João Silvério Trevisan
Autor: Mably Lopes de Castro
Orientador: Prof. Dr. Danilo Barcelos Corrêa

Título: A representação do feminino na obra Atire em Sofia, de Sonia Coutinho
Autora: Nêmia Ribeiro Alves Lopes
Orientadora: Profa. Dra. Edwirgens Aparecida Lopes de Almeida

10h às 10h30 – INTERVALO

10h30 às 12h – MESA REDONDA – NARRATIVAS E DIÁLOGOS POÉTICO-FILOSÓFICOS

LOCAL: Sala de 87, terceiro piso, CCH
MEDIADOR: Prof. Dr. Geraldo Magela Cáffaro (Unimontes):
P1 – Ma. Josélia dos Santos Oliveira (PUC Minas): A BENFAZEJA, DE GUIMARÃES ROSA E ROSA CARAMELA, DE MIA COUTO: ENTRECRUZAMENTO DAS PERSONAGENS NO ESPAÇO DA NARRATIVA
P2 – Ma. Katya Queiroz Alencar (Unimontes/PUC Minas): “MATA, QUE AMANHÃ FAREMOS OUTRO”: VENTOS DO APOCALIPSE E A NARRATIVA DO TRAUMA
P3 – Me. Rafael da Silva Mendes (UFRJ): O CÂNONE PARTICULAR E A POESIA CLÁSSICO-MODERNA DE DANTE MILANO
P4 – Me. Pablo Vinícius Dias Siqueira (UFMG): DA EXPERIÊNCIA: ARTE E PENSAMENTO COM UMA VIDA SELVAGEM

10h30 às 12h – MESA REDONDA – CRIMES NA LITERATURA, TRADIÇÃO E MODERNIDADE

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Profa. Dra. Adelaide Caramuru Cezar (UEL)
P1 – Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes/USP)/Maria Zilda da Cunha (USP): NAS SENDAS DO MARAVILHOSO, A MORTE QUE NÃO SILENCIA: CRIME E CASTIGO EM NARRATIVAS DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO
P2 – Profa. Dra. Adelaide Caramuru Cezar (UEL): O REGISTRO DO CRIME EM CONTO DE KAFKA (“UM FRATRICÍDIO”) E EM CONTO DE MURILO RUBIÃO (“PETÚNIA”)
P3 – Profa. Dra. Ilca Vieira de Oliveira (Unimontes): CECÍLIA MEIRELES, UMA PAISAGEM POÉTICA “ENTRE MINAS E ITÁLIA”
P4 – Profa. Dra. Edwirgens Aparecida Lopes de Almeida (Unimontes): LÚCIA MIGUEL PEREIRA E A TRADIÇÃO DO CONTO INFANTIL

12h às 14h – INTERVALO

14h às 15h30 – MESA REDONDA – REVISÕES, RELEITURAS E CRÍTICA

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Prof. Dra. Aurora Cardoso de Quadros (Unimontes)
P1 – Prof. Dr. Luís Alberto Brandão Santos (UFMG): REENCENAR A REVISTA
P2 – Profa. Dra. Marina Leite Gonçalves (CEFET-MG): LENDO MACHADO DE ASSIS COMO USUÁRIO DO YOUTUBE: ENCONTRO COM O CLÁSSICO LITERÁRIO NO CIBERESPAÇO
P3 – Profa. Dra. Aurora Cardoso de Quadros (Unimontes): ISAÍAS/AVÁ: AMBIGUIDADE DO SER E CRÍTICA EM MAÍRA

14h às 15h30 – MESA REDONDA – TRANSGRESSÃO E INTERTEXTUALIDADE NO UNIVERSO FICCIONAL

LOCAL: Sala 80, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Prof. Dra. Andrea Cristina Martins Pereira (Unimontes)
P1 – Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS): ASPECTOS INTERTEXTUAIS NOS CONTOS DE TREMOR DE TERRA, PRIMEIRO LIVRO DE LUIZ VILELA
P2 – Profa. Dra. Andrea Cristina Martins Pereira (Unimontes): CRIME E OUSADIA NARRATIVA NA MINISSÉRIE “AMORES ROUBADOS”
P3 – Prof. Dr. Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes): A TRANSGRESSÃO RENOVADA: CONFLITO RELIGIOSO E SUBJETIVIDADE ANIMAL EM “O CRIME DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA”

14h às 15h30 – MESA REDONDA – PERSPECTIVAS TEÓRICO-CRÍTICAS E LEITURAS EM LITERATURAS DE EXPRESSÃO INGLESA

(Comunicações e debates única e exclusivamente em língua inglesa.)

LOCAL: Sala 83, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Profa. Me. Simone Aparecida Aguiar (Unimontes)
P1 – Profa. Me. Simone Aparecida Aguiar (Unimontes): IDEOLOGY, CONSUMERISM, AND MASCULINITY IN FIGHT CLUB
P2 – Prof. Dr. Geraldo Magela Cáffaro (Unimontes): AT THE MARGINS OF THE TEXT: SPATIAL METAPHORS AND THEORETICAL APPROACHES TO PREFACES
P3 – Profa. Daniela de Azevedo: (Unimontes): THE NUANCES OF JEALOUSY: A BRIEF ANALYSIS OF OTHELLO IN OTHELLO, THE MOOR OF VENICE
P4 – Andressa Ribeiro Santana Malveira (Unimontes): A FEMINIST POINT OF VIEW: THE PRESSURES ON WOMEN AND THEIR ROLE IN THE SHORT STORY “A ROSE FOR EMILY”

15h30 às 16h – INTERVALO – Lanche

16h às 17h15 – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES – Local: Prédio 2 – CCH

Sessão de comunicação 1 (sala 108, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Cristiane Alves de Almeida (Unimontes)

  • Themis Farias de França Desiderio (Unimontes)/Telma Borges da Silva (Unimontes): VÉSPERAS: UM LEGADO DE IMORTALIDADE
  • Thaís Marques Rodrigues (Unimontes): A REPRESENTAÇÃO DE JOCA REINERS TERRON NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
  • Cristiane Alves de Almeida (Unimontes): ANTÔNIO DÓ: UMA ANÁLISE DA REPRESNTAÇÃO DO PERSONAGEM
  • Nadiny Prates Fiúza (Unimontes): ENTRE A RESISTÊNCIA E A PASSIVIDADE: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM INVENÇÃO A DUAS VOZES (1978), DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ

Sessão de comunicação 2 (Sala 80, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Fernanda Raíssa Souza Fernandes (Unimontes)

  • Fernanda Raíssa Souza Fernandes (Unimontes)/Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes): AS FIGURAS FEMININAS DE MONTEIRO LOBATO EM EMÍLIA NO PAIS DA GRAMÁTICA
  • Luara Silva Veloso (Unimontes): (DES)SILENCIADAS: VOZES FEMININAS EM O FIO DAS MISSANGAS, DE MIA COUTO
  • Luiz Henrique Silva Nascimento (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): A INSERÇÃO DA PRODUÇÃO ESTÉTICA DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCRITA FEMININA NO ENTRES SÉCULO XIX/XX
  • Jhully Mirelly Brito Cardoso (FUNORTE)/Géssica Sabrine Pinheiro (Unimontes): RESIGNAÇÃO E RESILIÊNCIA: A VOZ DO SILÊNCIO NO CONTO INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

17h15 às 19h – INTERVALO

AUDITÓRIO DO CCBS (PRÉDIO 6) – DIA 17 DE OUTUBRO DE 2017

18h45 às 19h30 – APRESENTAÇÃO CULTURAL: “Terno de Reis dos Temerosos” – Prof. João Damascena (Januária) – Coordenação: Prof. Dr. Danilo Barcelos Corrêa e Profa. Me. Ros’elles Magalhães Felício

19h30 às 19h45 – HOMENAGEM À MARIA GENEROSA FERREIRA SOUTO

19h45 às 21h – MESA REDONDA – CRIME, VIOLÊNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES

MEDIADOR: Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
P1 – Prof. Dr. Fábio de Carvalho Messa (UFPR): DO FICTO AO FACTO: O GOZO ESTÉTICO DO CRIME
P2 – Prof. Dr. Danilo Barcelos Corrêa (Unimontes): O CRIME COMO ELEMENTO TRÁGICO EM “MORTE DO LEITEIRO” DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
P3 – Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva (Unimontes): A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM GRANDE SERTÃO VEREDAS                        

DIA 18 DE OUTUBRO de 2017 – CCH – CCH (PRÉDIO 2)

8h às 12h – MINICURSO: Aspectos da contística de Luiz Vilela – Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)
LOCAL: Sala 108
Público alvo: Estudantes dos Cursos de Licenciatura e da Pós-Graduação em Letras e professores de Literatura que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

8 h às 9h15SESSÕES DE COMUNICAÇÕES – Local: Prédio 2 – CCH

Sessão de comunicação 1 (sala 73, segundo piso, CCH)
MEDIADORA: Juliana Silveira Paiva (Unimontes)

  • Heidy Cristina Boaventura Siqueira (Unimontes): A REPRESENTAÇÃO DO CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, TIPIFICADA NA LEI MARIA DA PENHA, EM UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, DE ÉRICO VERÍSSIMO
  • Taislane Vieira (Unimontes)/Telma Borges da Silva (Unimontes): A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM PARQUE INDUSTRIAL, DE PATRÍCIA GALVÃO
  • Juliana Silveira Paiva (Unimontes): A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO ROMANCE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE
  • Amanda Stephanie Rodrigues Costa (Unimontes): HISTÓRIA DA LITERATURA: DO SILENCIAMENTO À RECONSTRUÇÃO 

Sessão de comunicação 2 (sala 46, segundo piso, CCH)
MEDIADORA: Thaise Maria Dias (Unimontes)

  • Themis Farias de França Desiderio (Unimontes): LITERATURA SURDA: UMA LEITURA VISUAL
  • Carmélia Daniel dos santos (Unimontes): POESIA DIGITAL: ANÁLISE DO LIVRO – TRANSMÍDIA POEMAS DE BRINQUEDO
  • Thaise Maria Dias (Faculdades Prisma): A AMBIVALÊNCIA DA LÍNGUA EM HILDA HILST
  • Geuvana Vieira de Oliveira Maia (Unimontes/PUC Minas): O PROCESSO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DOS ROMANCES DE CYRO DOS ANJOS

Sessão de comunicação 3 (sala 48, segundo piso, CCH)
MEDIADOR: Pedro Borges Pimenta Júnior (Unimontes)

  • Carla Rodrigues Duarte Alves (Unimontes/UFRN): MÍDIA VIRTUAL, UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO HABITO DE LER E ESCREVER
  • Daniela Rodrigues Soares (Unimontes)/Osmar Pereira Oliva (Unimontes): QUERIDINHA DA FAMÍLIA – A VIOLAÇÃO DA INFÂNCIA FEMININA
  • Pedro Borges Pimenta Júnior (Unimontes)/Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes): OS SERTÕES E SUAS RELEITURAS: RELATOS DE UM CRIME SEM CASTIGO
  • Andréia Glaicielly Dieger Rocha (Unimontes): A CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS E NO CONTO “OS CIMOS” DE GUIMARÃES ROSA

9h15 às 10h30 – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES – Local: Prédio 2 – CCH

Sessão de comunicação 1 (sala 108, terceiro piso, CCH)
MEDIADOR: Fabrício Samuel Cardoso Ruas (Unimontes)

  • Eglã Pereira Cruz (Unimontes)/Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes): A INFIDELIDADE CONJUGAL NA OBRA A FALÊNCIA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: A PERSPECTIVA DO HOMEM E DA MULHER INFIEL
  • Géssica Sabrine Pinheiro (Unimontes)/Ivana Ferrante Rebello e Almeida (Unimontes): GOELA ESFAIMADA: O DESAMOR DE MARTA, NO ROMANCE DE ESTREIA DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
  • Fabrício Samuel Cardoso Ruas (Unimontes): IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: A FUNÇÃO DA MEMÓRIA EM ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS E PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
  • Rita Gabriela Vieira (Unimontes)/Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes): MACABÉA E MARIANELA: REFLEXÃO DA POBREZA E DAS FALTAS QUE AS RODEIAM

Sessão de comunicação 2 (sala 46, segundo piso, CCH)
MEDIADORA: Nêmia Ribeiro Alves Lopes (Unimontes).

  • Renata Maurício Sampaio (CEFET-MG/IFNMG): O AMOR É BANDIDO: FIGURAÇÕES DO CRIME EM OS RÉUS, DE LAÍS CORRÊA DE ARAÚJO
  • Guilherme Rodrigues Silva (Collegium Prisma/ Colégio S. Mateus): A (IM)POSSIBILIDADE DE MATAR O OUTRO: UMA LEITURA LEVINASIANA DO POEMA “ELEGIA PARA WILSON BUENO” DE ANELITO DE OLIVEIRA
  • Noêmia Coutinho Pereira Lopes (FADISA/Colégio São Mateus): ALGOZ OU VÍTIMA DO SISTEMA? QUANDO A ESCRAVIDÃO REVELA O LADO DESUMANO DO HOMEM
  • Nêmia Ribeiro Alves Lopes (Unimontes)/Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes): O PREÇO DA TRANSGRESSÃO: A MORTE COMO PUNIÇÃO E SILENCIAMENTO NA OBRA ATIRE EM SOFIA, DE SONIA COUTINHO

Sessão de comunicação 3 (sala 48, segundo piso, CCH)
MEDIADOR: Jeswesley Mendes Freire (Unimontes)

  • Jeswesley Mendes Freire (Unimontes): LETRAMENTO LITERÁRIO: DESPERTANDO LEITORES ADORMECIDOS
  • Antonio Carlos Costa Junior (Unimontes)/Geraldo Magela Cáffaro (Unimontes): RUPTURA ESPAÇO-TEMPORAL NA LITERATURA: AS FIGURAS ESPECTRAIS EM BLEAK HOUSE, VIAGEM NA FAMILIA E A TERCEIRA MARGEM DO RIO
  • Laura Emanuela Gonçalves Lima (Unimontes): CANTIGAS DAS CRIANÇAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE
  • Pedro Victor Antunes Guerra (Unimontes): O ATORMENTADO HOMEM BURGUÊS NO PERÍODO VITORIANO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA ATRAVÉS DA LITERATURA

10h30 às 12h – MESA REDONDA – DEVIRES E CRUZAMENTOS DE FRONTEIRAS NA LITERATURA

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Profa. Dra. Telma Borges da Silva (Unimontes)
P1 – Profa. Dra. Telma Borges da Silva (Unimontes): O DEVIR ANIMAL EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
P2 – Profa. Dra. Alba Valéria Niza Silva (Unimontes): O FANTÁSTICO E AS ILUMINOGRAVURAS DE ARIANO SUASSUNA: UMA LEITURA D’O CAMPO – TEMA DO BARROCO BRASILEIRO
P3 – Prof. Dr. Evaldo Balbino (UFMG): MORTE E RESSURREIÇÃO NAS ARTES: REENCENAÇÕES DO MITO E DA HISTÓRIA EM FANTASMA DE JOANA D’ARC DE EVALDO BALBINO

12h às 13h30 – INTERVALO

13h30 às 14h30 – MESA REDONDA – A LITERATURA E O ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA

(Comunicações e debates única e exclusivamente em língua espanhola.)

LOCAL: Sala 108, terceiro piso, CCH
MEDIADORA: Profa. Dra. Eleni Nogueira dos Santos (Unimontes)
SUPORTE: Mestranda Christiane Aparecida Durães Oliveira Luna/Mestranda Taislane Vieira

P1 – Profa. Me. Maria Fernanda Lacerda de Oliveira (Unimontes): FOTONOVELAS EJEMPLARES: RETEXTUALIZANDO CERVANTES NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA
P2 – Profa. Dra. Eleni Nogueira dos Santos (Unimontes): A POÉTICA DA REPRESENTAÇÃO DOS CRIMES NO TEATRO DE CERVANTES
P3 – Rejane Franciele de Freitas Martins (Unimontes)/ Profa. Janice de Fátima Santos Alves (Unimontes): LOS CUENTOS EN LAS CLASES DE LENGUA ESPAÑOLA
P4 – Christiane Aparecida Durães Oliveira Luna (Unimontes): LA LENGUA DE LAS MARIPOSAS: IMÁGENES DE LA NIÑEZ EM LA PERSPECTIVA DE LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA

14h30 às 15h45 – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES – Local: Prédio 2 – CCH

Sessão de comunicação 1 (sala 108, terceiro piso, CCH)

MEDIADOR: Leonardo Tadeu Nogueira Palhares (Unimontes)

  • André Luiz Ferreira de Oliveira (Unimontes): MUTAÇÕES EM PROMESSAS DE AMOR A DESCONHECIDOS ENQUANTO ESPERO O FIM DO MUNDO DE PEDRO FRANZ
  • Aderilson Pereira Fonseca (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): MENINOS CONTADORES DE HISTÓRIAS: DA TRADIÇÃO À MODERNIDADE
  • Jéssica Aparecida Souza Santos (Unimontes)/Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes): MATRIMÔNIO E TRADIÇÃO EM EL SÍ DE LAS NIÑAS E EM SENHORA
  • Leonardo Tadeu Nogueira Palhares (Unimontes)/Ivana Ferrante Rebello e Almeida (Unimontes): A TRADIÇÃO E O DESEJO NA OBRA DO ESCRITOR MINEIRO LUIZ CANABRAVA

Sessão de comunicação 2 (sala 80, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Fernanda Xavier Maia (Unimontes)

  • Brenda K. Souza Gomes (Unimontes): VERTIGEM SÚBITA NO MEIO DA PAISAGEM: TRÊS MOVIMENTOS DE ESCRITA NA POÉTICA DE ANA C.
  • Fernanda Xavier Maia (Unimontes): DEVOLVER UMA IMAGEM À ÁGUA
  • Tania Tamires Durães Zuba (Unimontes): UM OLHAR SOBRE A CIDADE EM BOCA DE CHAFARIZ, DE RUI MOURÃO
  • Dulce Mírian Veloso (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): A EXPERIÊNCIA DO DESLOCAMENTO NAS CRÔNICAS DE VIAGENS EM PASSAPORTE DE FERNANDO BONASSI

Sessão de comunicação 3 (sala 87, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Juliana Andrade de Lacerda (CEFET-MG)

  • Jaini Muniz de Aguiar (Unimontes)/Aurora Cardoso de Quadros (Unimontes): O MAL É IGUAL AO BEM: PERVERSÃO EM “ODE TRIUNFAL”
  • Luiz Henrique Silva Nascimento (Unimontes)/Telma Borges da Silva (Unimontes): MORTO PARA VIVER: ASSASSINATO DE JOÃO IMACULADO EM ACENOS E AFAGOS DE JOÃO GILBERTO NOLL
  • Juliana Andrade de Lacerda (CEFET-MG): RASTROS DA NINFA NA CONTEMPORANEIDADE
  • Julio Cipriano da Silva Neto (Unimontes): O CORPO ABJETO NA LITERATURA DE JOÃO SILVERIO TREVISAN EM VAGAS NOTÍCIAS DE MELINHA MARCHIOTTI

15h45 às 16h15 – INTERVALO – Lanche

16h15 às 17h30 SESSÕES DE COMUNICAÇÕES – Local: Prédio 2 – CCH

Sessão de comunicação 1 (sala 87, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Dandara Tamires Castro Rosa (Unimontes)

  • Hanna Laisse Barbosa (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): ANÁLISE DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DA OBRA LITERÁRIA O AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANO SUASSUNA, PARA A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA DE GUEL ARRAES
  • Anna Luísa da Paixão de Paula (Unimontes): A TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA DA MÚSICA “FAROESTE CABOCLO” DE RENATO RUSSO, PARA A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE RENÉ SAMPAIO
  • Taffarel Ramires Fernandes (FIP-MOC): O DIÁRIO DE UMA FAVELADA: PRODUÇÃO SINTOMÁTICA A PARTIR DO CAOS
  • Dandara Tamires Castro Rosa (Unimontes): O ESTADO DE EXCEÇÃO EM ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ COMO PARADIGMA DE GOVERNO 

Sessão de comunicação 2 (sala 108, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Noêmia Coutinho Pereira Lopes (FADISA/Colégio São Mateus):

  • Luciane de Oliveira Bertulino Fernandes (Unimontes): ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA: O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA
  • Josilene Rodrigues Borges (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA LITERÁRIA DE CLÁSSICOS UNIVERSAIS
  • Florência Vieira Pacheco Andrade (Unimontes)/Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Unimontes): LEITURA, LEITORES, LITERATURA E ESCOLA
  • Noêmia Coutinho Pereira Lopes (FADISA/Colégio São Mateus): O JOVEM E A LEITURA LITERÁRIA: APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA AS AULAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI

Sessão de comunicação 3 (sala 80, terceiro piso, CCH)

MEDIADORA: Lílian Karla Rocha (Unimontes)

  • Fernanda Raíssa Souza Fernandes (Unimontes)/Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes): EMÍLIA E O MUNDO DA GRAMÁTICA
  • Ana Luiza Neves Oliva (Unimontes): “O ALIENISTA” E O LIMIAR DA LUTA PELO DIREITO DO OUTRO
  • Luiz Henrique Ferreira Rocha (FASA): A CAUSA SECRETA, DE MACHADO DE ASSIS: UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA
  • Lílian Karla Rocha (Unimontes)/Telma Borges da Silva (Unimontes): A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EFETIVO DO NARRADOR-PERSONAGEM, NO CONTO “MATA-PAU”, DE MONTEIRO LOBATO

19h às 20h – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

LOCAL: Museu Regional do Norte de Minas (R. Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros – MG)

Intervenção Musical: Prof. Dr. Elcio Lucas

TEMA: “Representações do crime na literatura e nas artes: da tradição às novas tecnologias” – Profa. Dra. Aurora Gedra Ruiz Alvarez (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

MEDIADORA: Profa. Dra. Ilca Vieira de Oliveira (Unimontes)

Lançamento de livros:
Danilo Barcelos Corrêa: “é corpo seu norte”
Evaldo Balbino: “Fantasma de Joana d’Arc”
“Marginalidades Femininas – a mulher na literatura e na cultura do Brasil e de Portugal”
Organizadores: Osmar Pereira Oliva, Paulo Motta, Luciene Marie Pavanelo, Maria Cristina Pais Simon

Caderno de Resumos (atualizado dia 10/10/2017)

Link para download do caderno de resumos

Anais

Prazo: até 20 de novembro de 2017.

O texto deve ter no máximo 15 páginas incluindo referências e notas explicativas.  As referências devem seguir as normas da revista Araticum, do Programa de PósGraduação: http://www.revistaaraticum.unimontes.br

A revisão do texto é da responsabilidade do autor.

Todos os trabalhos enviados no prazo e dentro das normas estabelecidas serão publicados em anais eletrônicos. Será publicado apenas um trabalho por autor principal. Aqueles que se inscreveram com dois trabalhos devem optar por qual deles será publicado nos anais. Encaminhe os trabalhos para o email do evento: crimesnaliteratura@gmail.com

Comissões

COMISSÃO ORGANIZADORA

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Presidente, Unimontes)
Maria Generosa Ferreira Souto (Vice-presidente, Unimontes)
Alba Valéria Niza Silva (Unimontes)
Alex Fabiano Correia Jardim (Unimontes)
Andrea Cristina Martins de Oliveira (Unimontes)
Anelito Pereira de Oliveira (Unimontes)
Antônio Wagner Veloso Rocha (Unimontes)
Danilo Barcelos Corrêa (Unimontes)
Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes)
Elcio Lucas de Oliveira (Unimontes)
Eleni Nogueira dos Santos (Unimontes)
Geraldo Magela Cáffaro (Unimontes)
Ilca Vieira de Oliveira (Unimontes)
Ivana Ferrante Rebello e Almeida (Unimontes)
Liliane Pereira Barbosa (Unimontes)
Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
Simone Aparecida Aguiar (Unimontes)
Telma Borges da Silva (Unimontes)
Evaldo Balbino Silva (UFMG)
Karina Klinke (UFU)
Pedro Pires Bessa (UEMG)
Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC-MINAS)
Adelaide Caramuru Cezar (UEL)
Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Alex Fabiano Correia Jardim (Unimontes)
Aparecido Donizete Rossi (UNESP – FCL-Ar)
Anelito Pereira de Oliveira (Unimontes)
Antônio Wagner Veloso Rocha (Unimontes)
Aurora Cardoso de Quadros (Unimontes)
Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida (Unimontes)
Geraldo da Aparecida Ferreira (Unimontes)
Geraldo Magela Cáffaro (Unimontes)
Fábio de Carvalho Messa (UFPR)
João Carlos de Souza Ribeiro (UFAC)
Lourenço Leite (UFBA)
Luiz Henrique Carvalho Penido (Unimontes)
Luís Alberto Brandão Santos (UFMG)
Marcelo Spalding (UFRGS)
Maria de Fátima Souza Aquino (UFPB)
Maria Zilda da Cunha (USP)
Pedro Paulo Santos (UNICARIOCA/PUC-RJ)
Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)
Regina Michelli (UERJ)
Ricardo Iannace (USP)

COMISSÕES EXECUTIVAS

Comissão de Comunicação e Arte
Prof. Dr. Elcio Lucas de Oliveira
Profa. Me. Maria Amélia Castilho Feitosa Callado
Profa. Me. Ros’elles Magalhães Felício
André Luiz Ferreira de Oliveira
Mably Lopes de Castro
Pedro Borges Pimenta Júnior

Comissão de Logística
Prof. Dr. Geraldo Magela Cáffaro
Amanda Stephanie Rodrigues Costa
Christiane Aparecida Durães Oliveira Luna
Daniela Rodrigues Soares
Eglã Pereira Cruz
Fabricio Samuel Cardoso Ruas
Géssica Sabrine Pinheiro
Juliana Silveira Paiva
Nadiny Prates Fiúza
Nêmia Ribeiro Alves Lopes
Pedro Borges Pimenta Júnior
Renata Soares Veloso
Rosângela Cardoso de Jesus
Taislane Vieira

Comissão Financeira
Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
Nêmia Ribeiro Alves Lopes

Comissão de Organização dos Anais
Daniela de Azevedo
Géssica Sabrine Pinheiro
Pedro Borges Pimenta Júnior
Renata Soares Veloso

Mestrandos (Turma 2017)
Amanda Stephanie Rodrigues Costa
André Luiz Ferreira de Oliveira
Christiane Aparecida Durães Oliveira Luna
Daniela de Azevedo
Daniela Rodrigues Soares
Eglã Pereira Cruz
Fabricio Samuel Cardoso Ruas
Géssica Sabrine Pinheiro
Juliana Silveira Paiva
Mably Lopes de Castro
Nadiny Prates Fiúza
Nêmia Ribeiro Alves Lopes
Pedro Borges Pimenta Júnior
Renata Soares Veloso
Rosângela Cardoso de Jesus
Taislane Vieira

Apoio Técnico
Secretário do PPGL – Roger Robert Cavalieri
Estagiárias do PPGL – Maria Luiza Ribeiro Rocha, Raiana dos Santos Soares

 

Contato

E-mail de contato: crimesnaliteratura@gmail.com


Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro – Centro de Pós-Graduação
Av. Dr. Ruy Braga, s/n – Vila Mauricéia.
CEP: 39401-089. Montes Claros – MG
Tel.: (38) 3229.8453